segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Paraíso


Eram apenas crianças, mas nunca iriam se esquecer do que viram naquele dia. Do alto de seus 10 ou 11 anos, todas se amontoavam nas janelas de uma Kombi antiga a procura de espaço, ávidas por detalhes com os quais jamais ousaram sonhar ou descrever.

Quando o tio de uma delas anunciou que viajaria a trabalho na manhã seguinte, os olhos de todas brilharam, em uma suplica silenciosa capaz de tocar qualquer coração. Queriam ir junto, desbravar o desconhecido, e foi impossível negá-las qualquer coisa. Pouco tempo depois, separadas algumas roupas e alimentos, esperaram insones pela partida, quando seguiram juntas, confinados entre caixotes, sacas, embalagens e flores.

Vinham de uma terra muito distante, onde reinavam árvores centenárias, campos sem fim e o clima fresco da natureza. E a ilusão de enfim conhecerem uma cidade grande tornou-se real sem aviso, quando o tio fez-se ouvir sem rodeios:


"Chegamos".

Houve um momento de suspense e, subitamente, euforia. Meninos e meninas não sabiam o que olhar primeiro. Eram carros que nunca tinham visto, prédios altos por demais e mais água do que jamais pensaram existir. O mar era inédito para aquelas crianças, assim como mergulho do sol nas águas e a brisa que soprava em sentido à praia. Estavam no paraíso.

De tudo que viram, o que mais as marcaria era uma construção escura que desafiava suas lógicas juvenis: uma ponte composta de duas torres, cabos de aço e muito concreto. Ela ligava ilha e continente e era tida como o cartão postal daquele lugar. Tão linda e incrível que não tardaria em ocupar seus corações.


Naquele momento, o som do vento seria a única companhia daquelas almas se não fosse a fila de carros e buzinas que se formava atrás da Kombi, seguidas de gritos e xingamentos de pessoas que há muito perderam a capacidade de observar e contemplar. 


Pobres homens esses, que ignoram a beleza de sua própria cidade.

2 comentários:

Maíra K. disse...

Pois é, as pessoas tendem a supervalorizar tudo aquilo que NÃO é delas. É uma pena. Só sei que Recife tem o melhor carnaval do meu Brasil e tantas outras coisas mais! rs

Anhy Menires disse...

Gostei do seu cantinho..
Escreves sensivelmente..
Gostei da forma que escreves;;
http://anamenires.blogspot.com.br/
Beijo